O moderno conceito de marketing não se limita apenas à identificação e satisfação dos clientes. É um processo abrangente que engloba pesquisa e análise das necessidades da sociedade e do consumidor. Krippendorf define marketing de turismo como “a execução sistemática e coordenada de políticas de negócios por organizações de turismo do setor público ou privado operadas em nível local, regional, nacional ou internacional para alcançar a satisfação ideal das necessidades de grupos turísticos identificáveis, e em fazendo isso para obter um retorno adequado.”
O marketing turístico pode ser considerado um processo sistemático que consiste em objetivos de marketing, estratégias, agendas, mídia, focado em um segmento de mercado específico e baseado em um retorno substancial do investimento.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) no Seminário de Ottawa, definiu o marketing turístico como “uma filosofia de gestão que, à luz da demanda turística, possibilita por meio da pesquisa, previsão e seleção de produtos/serviços turísticos de fornecedores, em linha com propósito da organização e satisfação do turista. ”
Os seguintes aspectos podem ser identificados a partir das definições acima:
- O marketing turístico é um processo estimulante.
- Identificação e seleção do público-alvo.
- O posicionamento e o ciclo de vida do produto são importantes.
- Estratégias de marketing turístico que vislumbrem o futuro.
- Marketing inovador e pró-ativo.