O marketing turístico está associado às estratégias de marketing na área do turismo. Hoje, há muitos países no mundo onde o turismo desempenha um papel importante no aumento do PIB. Nesses casos, o marketing turístico se torna uma ferramenta essencial. Os locais com maior probabilidade de atrair turistas são aqueles onde o marketing turístico mais floresce. O marketing turístico consiste em aplicar várias técnicas e estratégias de marketing para impulsionar a indústria do turismo.
As agências de viagens na era pré-desregulamentação, pré-liberalização e pré-globalização costumavam todas as oportunidades de negócios que surgissem e vendê-las com base em comissão direta, sem se preocupar com o marketing extensivo. Além disso, seu escopo de operação era pequeno e não muito complexo, nem sofisticado e bem menos competitivo.
Mas hoje as empresas de viagens estão se tornando maiores, mais sofisticadas e mais automatizadas na gestão. Da mesma forma, os clientes também estão se tornando mais capacitados, experientes, eruditos e exigindo serviços e pacotes com mais qualidade.
Portanto, neste ambiente de negócios de viagens volátil, o conhecimento e a habilidade de marketing são ingredientes mais necessários do que o conhecimento e entusiasmo do produto, para a sobrevivência e o crescimento a longo prazo de uma agência de viagens. Assim, isso tem levado as empresas do setor a usar o marketing turístico, que é um fenômeno recente.
Para que a estratégia de marketing turístico tenha sucesso, é preciso que as marcas falem por si mesmas, de forma que suas vozes possam ser ouvidas nos mercados-alvo. Mas tudo que o marketing turístico promover, precisa ter o suporte impecável do atendimento ao cliente e excelência nos serviços prestados.
Se os clientes estiverem satisfeitos com os serviços, certamente indicaram a empresa para outras pessoas e isso poderá trazer mais clientes – é a continuidade de todo o investimento feito no marketing.
No caso do marketing turístico, torna-se fácil encontrar e chamar a atenção dos clientes através da disponibilização de conteúdos exclusivos e que o ajudem a tomar a decisão final. Portanto, o planejamento estratégico e o branding são a chave para um marketing turístico eficaz.